quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Presidenciais 2019


Terceira vice-presidente de APU-PDGB declara apoio ao Domingos Simões Pereira

Bissau,31 Out. 19(ANG) – A 3ª Vice-presidente do partido Assembleia do Povo Unido, Partido Social Democrática da Guiné-Bissau(APU-PDGB), Joana Cobdé Nhanca, anunciou hoje o seu apoio político ao candidato do PAIGC ás presidenciais de 24 de Novembro, Domingos Simões Pereira.

“Nós da APU-PDGB devíamos ser o sabão para lavar e apaziguar os ânimos do Povo guineense. Mas, pelo contrário, caímos no erro. Os homens deste país talvez quando têm poder económico julgam que têm tudo, mas o verdadeiro dono de tudo é Deus”, disse Cobdé Nhanca  em conferência de imprensa.

Recordou que o seu irmão, o falecido ex. líder fundador do Partido da Renovação Social(PRS), Kumba Yalá, tinha afirmado, em diversas ocasiões, de que não via alguém para o substituir a testa desta formação política e que hoje o tempo está a dar-lhe razão.

“Se o tempo está a dar razão as declarações de Kumba Yala,  porquê que o líder do APU-PDGB optou por meter em alianças com o PRS para atolar a sua cabeça, sabendo que esse partido sempre declarou guerra aos apuanos”, criticou.

 “Já avisei ao Nuno Nabiam de que se não for forte visionário e um homem que pensa nos interesses superiores do Povo guineense e não apenas na sua cabeça, cedo ou tarde a APU-PDGB irá para a  bancarrota”, vincou.

Questionou se os políticos guineenses não se sentem incomodados ao usufruírem fortunas à custa do Povo e esse mesmo Povo continua a viver na miséria.

“Não defendo a ideia de que todos nós devemos ser os mesmos em termos de rendimentos económicos porque as oportunidades são diferentes, mas pelo menos devemos trabalhar para garantir aos cidadãos o mínimo para as suas sobrevivências”, aconselhou.

Joana Cobdé Nhanca disse que os dirigentes de APU-PDGB são os principais  factores  da actual complicação   da situação política do país, acrescentando que, se o partido com apenas cinco deputados  está no topo da governação do país é porque Deus lhe conferiu tudo para tranquilizar o povo.

“Se, com apenas cinco deputados, estamos a desempenhar as funções do 1º Vice-presidente da Assembleia Nacional Popular(ANP), da segunda figura no Governo, para além de importantes pastas ministeriais inclusive da Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações que nos confere  possibilidades de viajarem para todos os cantos do mundo, o que mais queremos para além desses privilégios”, disse Joana Kobde Nhanca que na conferência de imprensa foi rodeada de vários outros dirigentes e militantes da APU-PDGB.

APU-PDGB é a quarta maior força política do pais, que nas legislativas de março passado conquistou cinco mandatos, determinantes para o vencedor das legislativas, o PAIGC , no quadro de uma coligação, atingir a maioria absoluta necessária  à estabilização parlamentar e governativa.

O líder do partido, Nuno Gomes na Bian é candidato às presidenciais de novembro e estabeleceu um acordo de apoio politico para essas eleições com o PRS, a terceira maior força política do pais.  ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário