terça-feira, 29 de outubro de 2019

Política


       Aristides Ocante da Silva diz ser  grave actual situação política do país

Bissau, 29 out 19 (QNG) – Um dos dirigentes do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G15), Aristides Ocante da Silva diz que é  grave a actual situação política do país e que requer correcções importantes para que haja tranquilidade.

foto arquivo
O político que falava  segunda-feira após o encontro com o Presidente da República no quadro da auscultação aos partidos com assento parlamentar, disse que há um conflito institucional,  entre o governo e a Presidência da República.

Afirmou que essa quebra de confiança põe em causa o regular funcionamento das instituições, e dos órgãos da soberania, e  que nesse ambiente de muita desconfiança, deve-se pautar por regras transparentes, claras, equitativas para que nas próximas eleições o melhor candidato ganhe.

O político disse que o preparativo do processo eleitoral não oferece confiança para umas eleições justas e transparentes.

O Líder do Partido da Assembleia Unido- Partido Democrático da Guiné-Bissau Nuno Gomes Na Bian defendeu o reforço de medidas de segurança, devido a turbulência registada no país.

“No momento em que o governo procedia a correcção das omissões, nos defendíamos que os dados das legislativas é que devem ser usados para as presidências e que a agora a CNE pronunciou sobre isso e falta tratar a questão do sorteio que aquela entidade gestora das eleições fez sem representantes de alguns candidatos”, concluiu.

Nabian disse  acredita que vai haver uma concertação com a sociedade civil para que se possa ultrapassar esta situação para que  as eleições possam ser livres e justas.

Por sua vez, um dos vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote disse que a situação alarmante do salário e de greve em todas as áreas político-económica faz com que esse governo se torne cada vez mais frágil e sem condições para conduzir o país para as eleições presidenciais.


Biote disse que desde o empossamento do governo liderado pelo Aristides Gomes nunca houve diálogo entre os políticos sobre questões  importantes do país. 

ANG/DMG/LPG//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário