quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Rússia


                   Putin quer dobrar  trocas comerciais com África
Bissau, 24 out 19 (ANG) - O chefe de Estado russo, Vladimir Putin disse que a Rússia quer dobrar, nos próximos cinco anos, as trocas comerciais com o continente africano.
O volume de trocas comerciais tem registado um crescimento e não me refiro apenas às matérias-primas. Registou-se igualmente um aumento nos produtos agrícolas e industriais. De uma maneira geral, a Rússia exporta para o mundo mais produtos agrícolas do que armamento”, garantiu.
 As declarações de Vladimir Putin foram feitas durante a sessão de abertura da primeira cimeira Rússia/África que conta com a presença de cerca de quarenta chefes de Estado.
Foi ao lado do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, que o Presidente russo abriu a ordem dos trabalhos da primeira cimeira Rússia/África que reúne, em Sotchi, cerca de quarenta chefes de Estado africanos.
O chefe de Estado russo disse ainda que vai prosseguir com a política de perdão de dívida. A estratégia de Moscovo tem sido utilizada para negociar em troca contratos de armamentos e exploração de recursos naturais.
A cimeira de Sotchi envia um sinal claro do desejo russo de colaborar com o continente africano, reconheceu à RFI a directora do Instituto de Estudos Africanos da Academia russa de Ciências, Irina Abramova.
"O evento permite ao continente olhar para a Rússia como uma alternativa, de uma parte para os países ocidentais, e de outra parte para os novos actores que operam actualmente no continente”, salientou.
A ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Elsa Pinto, refere que a cimeira representa uma oportunidade para a Rússia e que “traz para o palco novos paradigmas de cooperação com África” e para África porque é “uma espécie de novo equilíbrio e um novo posicionamento de forças”, concluiu.

A primeira cimeira Rússia/ África termina esta quinta-feira, 24 de Outubro, com a apresentação de uma declaração de intenções entre o chefe de Estado russo e o homólogo egípcio.ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário