terça-feira, 15 de outubro de 2019

Saúde


Ministra da Mulher, Família e Proteção Social reconhece melhorias registadas na proteção das pessoas com deficiência

Bissau, 15 out 19 (ANG) - A ministra da Mulher, Família e Proteção Social reconheceu segunda-feira as   melhorias registadas nos últimos tempos em matéria de proteção e o bem-estar de pessoas com deficiência.

Cadi Seidi que falava  na abertura do seminário sobre a realidade das pessoas com deficiência  na sociedade guineense, acrescenta que apesar de esforços político-social no sentido  da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o tratamento discriminatório relacionados aos  hábitos e costumes tradicionais ainda permanecem na sociedade guineense.

 “Sem subestimar as conquistas obtidas com a aprovaçãaocialantes para a mudança de mentalidade e consequente proteçao, promoçao e oes que arduamente trabalham para a proteço de algumas leis, não devemos esquecer por outro lado, que a lei por si só não pode trazer mudanças substanciais. Os seminários de formação do género, sensibilização e programas radiofónicos são veículos importantes para a mudança de mentalidade e consequente proteção, promoção e inclusão social”, disse.

Cadi Seidi afirmou que o seu Ministério conseguiu até ao momento aumentar o subsídio trimestral de 10.000 para 30.000 fcfa para pessoas deficientes carenciadas e  para albinos.

Disse que igualmente conseguiram, em parceria com o Ministério de Educação Nacional e Ensino Superior, criar uma direção-geral de ensino especial, estando prevista a sua inclusão  em todos os níveis de ensino no país.

Disse ainda que  conseguiu-se criar recentemente a Rede de Jornalistas de Proteção Social que será também beneficiários desta sessão de reforço de capacidade.

Segundo a ministra, está  em curso o projeto de mapeamento, de todo o grupo alvo concernente ao Ministério da Mulher, Família e Protecção Social, Projeto de construção de um Complexo Multifuncional temporário e profissionalizante para deficientes, pessoas vítimas de violências, casamento precoce e outras formas de discriminação e violação dos direitos.

Explicou que ainda estão em andamento, o Projeto de criação do Cartão de Proteção Social, para que os  titulares se beneficiassem de isenções de pagamentos no tratamento médico, nos transportes, nas instituições de ensino,  entre outros. 

Segundo a  representante do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Ana Barbosa de Melo trata-se da  quinta formação do género, sendi que os anteriores tiveram lugar em  Moçambique, Angola, Cabo Verde, São-Tomé e Príncipe , faltando o Timor Leste que será em novembro do ano em curso.

Ana Melo acrescentou que o seminário vai permitir o governo e a sociedade civil melhorar as políticas públicas e promover de forma cada vez mais eficaz e eficiente, os direitos humanos para as pessoas com deficiência.

De acordo com o Projeto de Estratégia Nacional de Inclusão das Pessoas com Deficiência (INEPD), os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência residem nos países em desenvolvimento, e estima-se que 150 milhões de crianças com menos de 18 anos de idade possuem  alguma deficiência.

O governo da Guiné-Bissau ratificou em 24 de setembro de 2014, a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário