quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Presidenciais/2019


       União Europeia reforça apoio eleitoral com um milhão de euros

Bissau, 23 Out 19 (ANG) – A União Europeia (EU), disponibilizou esta terça-feira  um montante de um milhão de euros, à Comissão Nacional de Eleições (CNE) em apoio ao processo de eleições presidenciais de 24 de Novembro do ano em curso.

Sónia Neto
 Durante o acto, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) José Pedro Sambu, reconheceu perante a imprensa que, os actos de solidariedade, cooperação e apoios que a União Europeia tem dado ao povo da Guiné-Bissau, advêm dos primórdios da sua criação.

Acrescentou por outro lado que, é tão importante os constantes apoios decisivos prestados pela “UE” a Guiné-Bissau nos momentos, que o país está mesmo a precisar.

Para Pedro Sambu, é urgente que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), redobre o esforço com vista ao desbloqueamento de fundos, para suportar os custos da agenda eleitoral.

“A nossa inquietude é cada vez maior, porquanto, os fundos não estiverem disponíveis poderão complicar ainda a cronograma eleitoral que devia iniciar hoje 22 de Outubro bem como as actividades de educação cívica, mas ficou adiada por uma data a definir”, declarou José Pedro Sambu.

Aquele responsável, deixou garantias a União Europeia de que o apoio recebido pela sua parte, serão aplicadas para os fins destinados.

Por seu turno, a Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Sónia Neto, disse que o apoio prestado mais uma vez pela sua Organização à Guiné-Bissau, vem no âmbito da confiança cultivada entre as duas partes.

Realçou  que os referidos apoios se enquadram  no processo de garantia de estabilidade, reconciliação e o desenvolvimento entre os guineenses.

“A União Europeia, sempre preocupou com a situação das mulheres e crianças na Guiné-Bissau, e neste sentido, está sempre a trabalhar de mãos dada com a Guiné-Bissau, no sentido de combater as dificuldades que estes enfrentam”, assegurou Sónia Neto.

 Sónia Neto, acrescentou por outro lado que, os boletins de votos utilizadas nas eleições presidenciais que avizinham na Guiné-Bissau, serão produzidos e entregue pelo país amigo e irmão da Guiné-Bissau, Portugal.

Entretanto, no mesmo acto, a Comissão Nacional de Eleição (CNE) revelou a imprensa através de um comunicado, que as decisões tomadas no último encontro de apreciação meticulosa das vantagens de adoção dos cadernos eleitorais, ficou aprovado com unanimidade, que os cadernos eleitorais utilizados nas eleições legislativas do passado dia 10 de Marco, serão validos e únicos para as eleições presidenciais de 24 de Novembro de 2019.ANG/LLA/ÂC//SG  
             

Sem comentários:

Enviar um comentário