quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Presidenciais 2019


Comissão da Consolidação da Paz da ONU acredita que o escrutínio terá lugar na data prevista

Bissau, 24 Out 19 (ANG) – O Presidente da Comissão da Configuração Especifica para a Guiné-Bissau para a Consolidação da Paz das Nações Unidas afirmou  quarta-feira que tem a certeza e confiança na sabedoria politica do povo guineense e das autoridades constituídas de que as eleições Presidenciais vai-se realizar à 24 de Novembro próximo.

Mauro Vieira 
Mauro Vieira que falava a saída de um encontro com o Presidente da República cessante, disse que seria muito importante que as eleições se realizem na data marcada porque vai-se  concluir um ciclo político  iniciado com as eleições legislativas do passado mês de Março deste ano.

“A comunidade internacional que apoia a Guiné-Bissau e a realização das eleições presidenciais de uma forma muito clara e veemente espera também o fecho desta fase para estar presente no futuro, com participação, parceria, investimentos, enfim, iniciativas que levem ao desenvolvimento económico do país “,salientou.

Questionado sobre o comunicado da Comissão Nacional de Eleições(CNE), que avisa que a falta de fundos prometidos pode pôr em causa a data de 24 de Novembro, o diplomata disse que a sua instituição e a comunidade internacional têm apoiado constantemente a Guiné-Bissau, frisando que nas reuniões que terá com as autoridades nacionais vai conhecer a real situação, mas não anteveja qualquer problema neste momento.

Mauro Vieira disse que não abordaram com o José Mário Vaz a denúncia de tentativa de golpe de Estado, frisando que não falaram das questões política internas, mas que tem a certeza e confiança na sabedoria do Povo da Guiné-Bissau, bem como das suas autoridades dos poderes constituído e tendo a certeza que é uma sociedade pacífica.

Tomas Lorenzo Gomes 
Por seu turno, o Embaixador da República de Cuba igualmente recebido pelo Chefe de Estado Tomas Lorenzo Gomes disse desejar que as eleições presidenciais de 24 de Novembro corram sem problemas  e que o Povo eleja o Presidente que mais lhe convém.


 Tomás Gomes termina missão de quatro anos na Guiné-Bissau e regressa à Cuba no próximo mês.

“Aproveitamos a ocasião para informar ao Presidente José Mário Vaz que nestes últimos anos o Governo dos Estados Unidos de América implementou um cerco económico à Cuba e o seu Presidente Donald Trump destruiu tudo que o Presidente Barack Obama construiu no seu segundo mandato, e em Novembro deste ano vamos pedir o término dos 60 anos de embarco à Cuba e temos a total certeza que a Guiné-Bissau vai nos apoiar”, disse.

O diplomata frisou que com a  eleição do novo Presidente da República  verão como alargar a cooperação e formas de introdução de novas áreas de cooperação nomeadamente  no ensino, da arte, cultura, música entre outros. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário