terça-feira, 30 de julho de 2013

Ameaça de greve


Trabalhadores exigem auditoria às contas da TGB
  
Bissau, 30 Jul 13 (ANG) – O Comité Sindical de Base da Televisão da Guiné-Bissau (CSBTGB) exigiu hoje a realização com carácter de urgência de uma auditoria às contas da Televisão da Guiné-Bissau alegando existência de indícios de uma gestão duvidosa.

 As exigências que também contemplam necessidades de melhorias das condições laborais constam num caderno reivindicativo do Sindicato de Base deste órgão de informação pública em que os trabalhadores ainda reclamam o pagamento de três meses de salários em atraso aos funcionários contratados, e a efectivação dos mesmos.

“Em caso de incumprimento destas exigências, o comité sindical de base da TGB promete desencadear uma série de reivindicações conforme a lei laboral em vigor”, refere o Comité sindical no caderno a que a ANG teve acesso.

O Comité sindical pediu ainda a aplicação dos estatutos da Empresa TGB-ECP aprovados pelo Conselho de Ministros e publicado no Boletim Oficial em 2002, o reajuste das letras e subsídios dos funcionários efectivos e a introdução do pagamento de subsídios de diuturnidade aos funcionários da TGB.

Ainda constam no caderno reivindicativo a formação e capacitação dos funcionários da TGB  para o acompanhamento da evolução da tecnologia da era digital, afectação de meios de transporte adequados para o serviço de reportagem e retorno a negociação sobre uma  nova tabela salarial.

O comité Sindical refere que os equipamentos da Televisão da Guiné-Bissau são velhos e ultrapassados, pois são da era da Televisão Experimental da Guiné-Bissau (TVE-GB).

O Comité Sindical de base manifestou, a sua abertura ao diálogo em busca de uma solução viável para permitir o funcionamento normal desta estação televisiva do país. 

ANG/LPG   


Sem comentários:

Enviar um comentário