sexta-feira, 5 de julho de 2013

ANG

A fome já se faz sentir no Sul

Bissau, 05 Jul. 13 (ANG) - O Administrador do Sector de Empada; Romualdo Abubacar Candé afirmou hoje que a fome já se faz sentir em algumas tabancas do sector, havendo famílias que almoçam manga cozida com óleo de palma.

“Hoje, muitas pessoas não têm o que comer. Mangas ou Jacas, são os alimentos que substituem os alimentos normalmente consumidos pela população”, alerta o Administrador de Empada em entrevista a jornalistas da Agência de Notícias da Guine-ANG e da Radiodifusão Nacional que se deslocaram para essa localidade.

Romualdo Candé aponta a má campanha de comercialização da castanha de caju como estando na origem dessa situação de fome.

 “Ao menos que se fixasse os 250 francos por cada quilograma de castanha como o preço mínimo, deixando o mercado evoluir a partir daquele montante, o que não foi o caso”, referiu por seu lado o agricultor Fodé Injai que lamenta o facto de o produto estar a ser comercializado naquela zona entre os 75 e 100 francos CFA, contra os 210 Francos CFA por quilograma de caju estipulado pelo governo.

Perante esta situação, Fodé Injai revelou que a maioria dos agricultores se optou por guardar o produto para melhores ocasiões.

 “Assim estamos na mão de Deus. Quando terminar a época das mangas o que será de nós”? questionou Fodé Injai que admitiu que poderão não resistir e acabar por ceder-se vendendo ao preço actualmente praticado.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário