quarta-feira, 10 de julho de 2013

ANG/Cólera

Saúde: Cólera mata 18 pessoas na região de Tombali

Bissau, 09 Jul. 13 (ANG)- A cólera, doença endémica na Guiné-Bissau,” já matou 18 pessoas na região de Tombali, sul do país, num total de 156 casos registados”.

A informação consta numa nota de imprensa a que a ANG teve acesso esta terça-feira, da representação no país do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF que, cita o Instituto Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde guineense.

De acordo com o documento, num esforço para confinar e prevenir o alastramento da doênça as outras regiões, o Comité Nacional de Gestão de Epidemias, no qual faz parte o UNICEF, estão a proceder à activação do Comité regional.

Em termos de intervenção na zona infectada, a nota adianta que a Cruz Vermelha, em parceria com esta agência das Nações Unidas, iniciou a prestação de apoio a campanha de higiene no sector de Catio, sede da região de Tombali, baseada no tratamento e conservação de água, construção e uso de latrinas, higiene individual e colectiva, com destaque para a lavagem de mãos.

Ainda de acordo com a mesma nota de imprensa, o UNICEF leva a cabo o envio de materiais para a montagem de Centros de Tratamento de Cólera (CTC) em Catio, onde fica o Hospital regional e em Komo, sector onde se verifica a doença até neste momento.


Sob o lema, “Nô sta djuntu contra a Cólera”, no quadro da disseminação de medidas preventivas em todo o país contra a cólera, o UNICEF promoveu terça-feira um curso de formação aos jornalistas neste domínio
FIM/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário