sexta-feira, 12 de julho de 2013

“Representações diplomáticas vão receber 2 meses de salários”, garante SECI

Bissau, 12 Jul. 13 (ANG) – O Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades, afirmou hoje que o Governo de Transição já dispõe de uma verba para pagar dois dos 15 meses de salário em atraso às representações diplomáticas do país no exterior.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, em entrevista à Agência de Notícias da Guiné (ANG), reconheceu que o executivo de transição está a deparar-se com enormes dificuldades em termos financeiros, estando a suportar os encargos salariais somente com os recursos internos.

“Sempre cumprimos com o pagamento de salários na Função Pública. Mas também conseguimos fazer alguns gestos e liquidamos quatro meses as nossas representações diplomáticas no exterior”, disse o governante.

Questionado sobre o estado da cooperação da Guiné-Bissau com os seus parceiros multi e bilateral, após o golpe de Estado de 12 de Abril do ano passado, Idelfrides Gomes Fernandes disse que não constitui segredo para ninguém que o país está sob sanções da comunidade internacional.

“Depois da criação de um Governo inclusivo, estamos a assistir a manifestação de solidariedade da comunidade internacional. A título de exemplo, citou a recente visita ao país, da segunda missão de avaliação do processo de transição composta pela Nações Unidas, CEDEAO, CPLP, União Europeia e União Africana”, salientou.

Fernandes acrescentou que, a partir dessa segunda avaliação, o Governo de Transição irá fazer uma ofensiva diplomática a fim de abrir as portas para conseguir cumprir, no mínimo, as exigências do momento.
Referindo-se aos guineenses detidos na diáspora Idelfrides Fernandes disse não poder avançar um número exacto, mas afirma ser um número considerável.

 “Por exemplo, temos informações de que no Senegal, estão detidos muitos guineenses por várias razões tais como o tráfico de drogas e outros crimes. Chegou-nos informações de que, em Dakar, recentemente, um estudante assassinou o seu colega. O Governo sempre aconselha as representações diplomáticas a prestarem assistência jurídica aos detidos”, disse.

ANG/ÂC














Sem comentários:

Enviar um comentário