sexta-feira, 5 de julho de 2013

Em reacção ao incidente em Nhacra

Liga condena assassínio do agente Malam Sissé 

Bissau, 05 Jul.13 (ANG) - A Liga guineense dos Direitos Humanos (LGDH) condenou esta terça-feira o incidente ocorrido entre os populares da aldeia de Bup, sector de Nhacra em virtude de um suposto caso de roubo de gado que culminou com o assassínio de um agente da Policia de Ordem Pública de nome  Malam Sissé  e  ferimentos à três pessoas.

Numa nota à imprensa a que a ANG teve acesso a LGDH informou que os relatos de desordem e atentados contra as liberdades fundamentais e integridade física  dos cidadãos, em particular dos agentes afectos aos serviços do estado têm sido sistemáticos, transmitindo sinais evidentes da instabilidade das autoridades públicas num concurso evidente de conivência de alguns segmentos do estado e da incapacidade funcional das estruturas de segurança.


A LGDH apela ao Ministério Público na qualidade de detentor de acção penal para a abertura de um competente processo criminal  e tradução à justiça dos responsáveis pelo assassinato do agende de policia e violação da integridade física dos cidadãos.

Aquele incidente constitui o segundo em menos de 5 meses a ter lugar no mesmo sector, sendo que no dia 26 de Fevereiro, um grupo de indivíduos da Povoação de Indam, sector de Nhacra, havia agredido o secretário de segurança local, Malam Fati e mais 5 pessoas que ficaram gravemente feridas.
“Forças de Segurança têm como missão primordial a manutenção da ordem pública para proteger os cidadãos e as suas propriedades”, lê-se no comunicado.  

O comunicado reitera que  a direcção nacional da LGDH condena sem reserva, todos os actos que visam pôr em causa a ordem pública, liberdade e integridades dos cidadãos,  em particular dos agentes de segurança.

 Esta organização de defesa dos Direitos Humanos responsabiliza o Ministro do Interior por incapacidade de garantir a protecção conveniente aos cidadãos, inclusive aos servidores de estado, permitindo com que, mediante a sua passividade ou  rendição perante os actos clarividentes haja afronta à paz e a convivência pacífica. ANG/JD


Sem comentários:

Enviar um comentário