sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lançado projecto de Parceria Global para Educação na Guiné-Bissau

Bissau.26 Jul 13 (ANG) - O Ministério da Educação Nacional, Juventude , Cultura e dos Desportos (MENJCD) efectuou  quinta-feira o lançamento de um projecto no valor de 12 milhões  de dólares americano,  destinado  a reabilitação de 250 escolas, em todas as Regiões do país.

O Ministro da Educação Nacional Juventude Cultura e dos Desportos, Alfredo Gomes, disse que este projecto, financiado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) tem grande importância, na medida em que vai permitir a recuperação de muitas escolas degradadas.

Questionado sobre a abertura do próximo ano lectivo, Alfredo Gomes assinalou que antes deve ser respeitado três condições pilares para que o próximo ano lectivo possa iniciar no tempo certo.

“Por mais simpatia e respeito que o sindicato dos professores tem para com a minha pessoa, e por mais vontade que eles tenham, nunca vão por de lado estes três aspectos: o atraso salarial, a efectivação dos professores e reabilitação das salas de aulas”, referiu.

Este responsável apelou ao governo, para que tenha a coragem de tomar uma decisão perante o sector do ensino, declarando que “não pode dar escola à todas as crianças guineenses e que precisa somente de um certo número de professores que talvez possa pagar”.

“Porque, caso queira que todas as escolas funcionassem, tem que saber que implica ter professores, pagá-los, efectiva-los, e reconstruir as salas de aulas”, disse.

Por seu lado o Representante do UNICEF Abobacar Sultran, afrmou que o referido projecto vai ser implementado em todas as nove regiões do país e beneficiar 300 alunas.

Abobacar Sultran disse ainda que o projecto vai apoiar o fortalecimento da capacidade de gestão, visando assegurar o funcionamento eficiente e sustentável do sistema nacional de educação.

Sultan apelou ao estado guineense para cumprir a sua parte, e que na prossecução desta responsabilidade, o pagamento do salário em atraso dos professores deve constituir prioridade e a manutenção regular do seu pagamento uma pratica nacional.

O Representante de UNICEF afirmou ainda que, segundo o inquérito por amostragem aos indicadores Múltiplos realizados em 2010, 67%das crianças com idades para o ensino primário são efectivamente escolarizadas, ou seja 33% das crianças não frequentam a escola.


ANG/LLA                       

Sem comentários:

Enviar um comentário