sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cooperação

Guiné-Bissau e Timor-leste assinam acordo da instalação de uma Agênciade Cooperação

Bissau, 26 Jul 13 (ANG)- O Secretário de Estado da Cooperação Internacional, Idelfrides Manuel Fernandes  e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Timor Leste, Constâncio Pinto assinaram hoje um protocolo de acordo para a instalação dos serviços da Agência de Cooperação  de Timor Leste na Guiné-Bissau.

O acto foi presenciado pelo Ministro Guineense dos Negócios Estrangeiros, Fernando Delfim da Silva e pelo Representante especial do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos Horta.

Após a sua assinatura Constância Pinto disse que o acordo vem testemunhar o espírito de solidariedade do povo timorense para com o povo irmão da Guineense uma vez que este povo sempre esteve presente nos momentos difíceis da sua luta para afirmação do seu Estado, na reconstrução do país assim como na moralização dos espíritos dos timorenses.

Constâncio Pinto afirmou que Timor-leste tem longa experiência de mobilização de fundos de solidariedade por isso  partilha estes bens com todos os povos e países mais necessitados.
“Estamos a recordar que nos mementos difíceis para afirmação da Nação timorense, muitos países do mundo estiveram presente ou lado a lado ao Timor, desde os momentos de sofrimento e da dor até a conquista da Independência Nacional”, referiu Constâncio Pinto.

 Fernando Delfim da Silva considerou inédito o acto sustentando que sendo Timor-leste um País recém libertado da dominação estrangeira mas que decide estabelecer na Guiné-Bissau uma Agência de Cooperação, merece reconhecimento.

“A Guiné-Bissau atravessa momento crítico da sua história e é neste período que os verdadeiros amigos e irmãos são conhecidos e reconhecidos”, considerou.

Fernando Delfim da Silva admitiu que Timor-leste  não tem outras pretensões com a Guiné-Bissau a não ser a manifestação de gesto de amizade e solidariedade para com o país, o que representa um marco histórico entre os dois estados e povos.

ANG AI  



   

Sem comentários:

Enviar um comentário