terça-feira, 16 de julho de 2013

Eleições gerais


Presidente da CNE preocupado com marcação da data de recenseamento eleitoral

Bissau 16 Jul 13 (ANG) – O Presidente da Comissão Nacional de eleição (CNE), Augusto Mendes, manifestou hoje a sua preocupação quanto a não marcação, ate presentemente, da data de realização do recenseamento eleitoral com vista as eleições gerais de Novembro.

Mendes  exteriorizou essa sua preocupação na cerimonia de abertura do seminário de formação dos Membros do Secretariado da Comissão Nacional de Eleição (CNE) no domínio da administração Eleitoral.

O responsável máximo daCNE defendeu a imperatividade da  marcação da data de recenseamento como condição primeira para o comprimento de período eleitoral, que, segundo disse, “contém uma série de etapas envolvidas  e que começam com o anúncio oficial da data das eleições e terminam com o anúncio de resultados finais,” afirmou.

Augusto Mendes disse que os processos eleitorais na Guiné-Bissau, sempre se confrontaram com múltiplos problemas proporcionados por desequilíbrios sistemáticos do tecido sócio-políticos.

Acrescentou que essas degradações combinadas com as permanentes crises cíclicas resultam das fragilidades das Instituições da Republica, facto que constitui o cerne dos grandes desafios da sociedade e do guineense em particular.

Este Responsável realçou  que os aludidos desafios só serão vencidos com o reforço das capacidades e consolidação das Instituições democráticas da República, e que à CNE é reservado um papel preponderante, porquanto, se trata de órgão a quem, por força da lei, é cometida a nobre missão de assegurar a “ alternância democrática do poder através de urnas” , nos parâmetros de eleições livres , justas credíveis e transparentes.

Na ocasião, o Representante de PNUD, Gana Fofang,  disse  que para fazer face a esta enorme tarefa, o PNUD apoiou técnica e financeiramente a CNE para a elaboração de um modelo de formação intensiva sobre  a administração eleitoral.

“ Este apoio é realizado no quadro do projecto de apoio aos Ciclos Eleitorais, financiado pela União Europeia e Administrado pelo PNUD na Guiné-Bissau”. Informou.

Este Responsável disse ainda que durante a formação vão ser abordadas todas as operações críticas e necessárias para a organização de eleições.

Por seu lado, o Chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, González Ducay, considerou que a marcação da data das eleições é muito importante, mas não é o fundamental, “ porque as eleições devem ser preparadas atempadamente e devem ser preparadas a partir de já, porque estamos aqui para começar esta formação financiada pela EU através do seu programa regional dos Países Africanos oficiais da língua Portuguesa”.

ANG/LLA

             

Sem comentários:

Enviar um comentário