segunda-feira, 8 de julho de 2013

ANG

Bissau acolhe conferência nacional sobre impunidade, justiça e direitos humanos 

Bissau – UNIOGBIS, 8-07-13   -  A cidade de Bissau vai acolher, de 10 a 12 deste mês, uma conferência nacional sobre a impunidade, justiça e os direitos humanos.  

A conferência, que decorrerá na presença do Secretário Geral Adjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ivan Simonovic, tem como objectivo, promover um fórum de debate e análise com vista à identificação de respostas, estratégias e mecanismos adequados para o combate à impunidade na Guiné Bissau. 

Além de constituir um problema específico à Guiné-Bissau, a impunidade é também visto como uma dificuldade na sub-região.
Assim, na procura de uma resposta global e coordenada,  os parceiros internacionais, nomeadamente as Nações Unidas e a CEDEAO em colaboração com os Governos da África Ocidental, organizaram em Dezembro de 2012, em Bamako (Mali), uma conferência internacional sobre a impunidade, justiça e os direitos humanos.  

No encontro de carácter internacional, o país fez-se representar ao mais alto nível, por uma delegação composta pelo Ministro da Justiça, Presidente do Supremo Tribunal da Justiça,  Procurador Geral da Republica, Ordem dos Advogados, Comissão Nacional dos Direitos Humanos, e Sociedade Civil.
No final deste encontro a delegação havia assumido o compromisso de contribuir para a implementação das recomendações da conferência e  de organizar uma semelhante, para identificar as estratégias nacionais e os mecanismos específicos de combate à impunidade  com base nas particularidades do país

Importa destacar que esta conferência nacional, a primeira do género no país, é organizada pelo Governo guineense em parceria com o sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau e conta com o apoio da CEDEAO.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário