segunda-feira, 8 de julho de 2013

ANG

PAZ/GB: Missão Conjunta Internacional faz segunda avaliação ao país

Bissau, 08. Jul. 13 (ANG) ” A Comunidade Internacional está engajada em apoiar a Guiné-Bissau na realização de eleições, para que o país possa voltar a normalidade constitucional”.

As palavras são do Director do Comité da Paz e Segurança da União Africana que falava esta segunda-feira a imprensa, depois duma audiência com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, no quadro da visita da Segunda Missão Conjunta de Avaliação dos Parceiros Internacionais composta pelas Comunidades  Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), dos Países da Língua Oficial Portuguesa(CPLP), União Europeia (EU) e a própria União Africana(UA) e a ONU.

Wane El Ghassime acrescentou que a vinda da missão vai contribuir para que haja um escrutínio “livre, transparente e credível” , permitindo ao país possuir autoridades legitimadas na base da democracia.

De acordo com este responsável da UA, o objectivo da missão no país é fazer uma “avaliação no terreno” para saber das dificuldades existentes e dos avanços conseguidos no processo, por parte das actuais autoridades da transição.

Em Dezembro do ano passado a primeira Missão Internacional Conjunta esteve no país com o mesmo propósito de apoiar a Guiné-Bissau ao retorno a ordem constitucional e a sua consequente pacificação.


Fim/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário