quinta-feira, 25 de julho de 2013

África/Agricultura


“África precisa de quase cinco biliões de dólares para desenvolver agricultura”, diz o BM

Bissau, 25 Jul 13 (ANG) - O Banco Mundial anunciou esta semana que “custariam aos países africanos e aos seus parceiros de desenvolvimento, incluindo o sector privado”, 4,5 mil milhões de dólares as reformas políticas e o desenvolvimento da agricultura do continente negro, durante dez anos.

A informação consta no último relatório desta instituição financeira internacional sobre o sector, intitulado “Como África pode Transformar a Posse da Terra, Revolucionar a Agricultura e Acabar com a Pobreza”, refere um comunicado do Ministério das Finanças enviado a redacção da ANG.

Segundo o comunicado, o BM indica que a parte subsariana do continente detém “quase metade de toda a terra arável, mas até agora o continente não conseguiu “desenvolver estas expansões incultas” estimadas em mais de 202 milhões de hectares, de forma a reduzir “drasticamente” a pobreza e promover o crescimento económico, o emprego e uma prosperidade partilhada.

Para alterar este estado de atraso da agricultura africana comparativamente a outros continentes, o relatório recomenda, entre outras, a mobilização da vontade política dos governos africanos em torno das reformas no sector e promoção de estratégias de políticas financeiras que atraem a comunidade internacional e a realização de cadastros das terras comunitárias férteis pertencentes aos privados.

O relatório ainda sugere aos líderes africanos a resolução dos problemas de “fraca governação e corrupção” que considera “endémicas” no sistema de gestão de terras em países do continente e que, segundo o BM prejudicam os interesses dos particulares.

Apesar deste diagnóstico geral negativo sobre a agricultura africana, o BM conclui que 90% dos terrenos rurais estão indocumentados e vulneráveis a usurpação e expropriação.
A título excepcional, destaca o que considera “experiências piloto encorajadoras” nos países como o Gana, Malawi, Moçambique e Tanzânia.

FIM/QC



Sem comentários:

Enviar um comentário