quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRT preside abertura de 11ª reunião de Conselho de Governadores do BICD

PRT preside abertura de 11ª reunião de Conselho de Governadores do BICD

Bissau, 04 Jul 13 (ANG) - O Presidente da República de Transição presidiu, esta quinta-feira em Bissau, a 11ª reunião ordinária do Conselho dos Governadores do Banco do Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BICD).

Na ocasião, Serifo Nhamajo agradeceu a escolha da Guiné-Bissau para a realização deste encontro sub-regional de alto nível e acrescentou que traduz a confiança nas actuais autoridades de transição empenhados no processo de retorno a ordem constitucional que culmina com a realização de eleições gerais marcadas para 24 de Novembro deste ano.
O Presidente da República de Transição que não esqueceu os efeitos negativos da actual crise económica mundial, particularmente sobre o país da CEDEAO, defende que o BICD deve receber mais apoios financeiros por parte dos accionistas, para fazer face aos desafios que o banco enfrenta actualmente.
O capital assim constituído, segundo Nhamajo, pode ser canalizado para os projectos integrados em sectores “chave” das economias dos países da CEDEAO nomeadamente, a agricultura, a educação, a saúde, as pescas e o combate a pobreza.
Na cerimónia, para além do Ministro das Finanças que deu boas-vindas aos governantes e técnicos bancários da CEDEAO, também usaram de palavra, o Ministro da Economia e das Finanças da Guiné-Conakry, Karefalla Yansané, na qualidade do Presidente em exercício do Conselho dos Governadores do BICD e o Presidente desta instituição financeira, Bashir Mamman Ifo, que realçaram o papel deste banco oeste africano em prol do progresso dos países membros.
Neste encontro, para além da revisão dos estatutos da instituição e da análise do relatório da sua evolução, igualmente, proceder-se-á a transferência da presidência em exercício do Conselho dos Governadores do BICD para a Guiné-Bissau, na pessoa do Ministro das Finanças, Gino Mendes.
Nesta cerimónia de abertura, também esteve presente o Presidente do Supremo Tribunal da Justiça, Paulo Sanhá. FIM/QC


Sem comentários:

Enviar um comentário