quarta-feira, 17 de julho de 2013

Eleições gerais



Recenseamento eleitoral manual

Bissau, 17, Jul, 13 (ANG) – O Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamajo, que defendera a realização do recenseamento bio métrico já não discorda que o recenseamento seja manual.

Em declarações à imprensa à quando da sua partida para uma cimeira de chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental CEDEAO, na Nigéria, Serifo Nhamajo, disse ter abordado o modelo do registo dos eleitores com o representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas em Bissau, José Ramos-Horta, tendo este mostrado que seria difícil cumprir com o calendário caso seja aplicado o sistema biométrico para o recenseamento eleitoral.

“A informação técnica que eu tive quando recebi a CNE é de que se houver condições e com o aumento de equipas de recenseamento poderia ser feito um recenseamento biométrico em dois meses. Havendo cinco meses na altura, achei que era possível”, acrescentou o chefe de Estado guineense.

 Quanto as eleições gerais, o Presidente da República afirmou que existe “uma determinação nacional” para que tenham lugar no dia 24 de Novembro, pelo que, enquanto Chefe de Estado vai tudo fazer para “remover os obstáculos” que possam inviabilizar a data.

Serifo Nhamajo que deve regressar ao país no final desta semana disse que já na segunda-feira vai convidar os partidos políticos para discutirem o modelo que deve ser adoptado para o recenseamento tendente ao escrutínio de 24 de Novembro.

 Ramo Horta defendera a realização do recenseamento manual dos eleitores por considerar que a realização, a quatro meses das eleições, de um recenseamento biométrico vai pôr em causa o calendário eleitoral para além do sistema ser muito custoso.

ANG/FGS



Sem comentários:

Enviar um comentário