terça-feira, 2 de julho de 2013

Sociedade

Consumo de carne inspeccionada ajuda a prevenir doenças

Bissau, 02 Jul.13 (ANG) - O Director-geral da Pecuária, Bernardo Cassamá, exorta a população em geral a consumir unicamente carnes de animais abatidos em Matadouros porque são normalmente inspeccionadas pelos agentes veterinários.

Em entrevista hoje à Agência de Noticias da Guné-ANG, Cassamá referiu que a doença de brucelose, tuberculose entre outras, que os animais têm, atinge igualmente aos homens.
  “Consumir carnes de animais mortos por motivos desconhecidos é uma negligência e já avisamos isso em várias ocasiões nos órgãos de comunicação social”, aconselhou.

O Director-geral da Pecuária, afirmou que mais de 70 por cento das doenças que atingem as pessoas actualmente no mundo são de origem animal.

 “Se formos ver, os doentes internados com tuberculose no Hospital Raoul Follereau, a maioria vem do interior do país, ou seja os camponeses e pastores que normalmente consomem leite não esterilizado”, explicou aquele responsável.

Disse que, quando as pessoas apanham uma determinada doença, as vezes criam-se muitas especulações a sua volta alegando outros factores e esquecem que podem vir dos contactos com os animais.

“Quantas pessoas morrem anualmente na Guiné-Bissau devido a doença da raiva devido a falta de vacinação dos cães”, questionou, acrescentando que são doenças que transmitem dos animais para as pessoas.

Bernardo Cassamá sublinhou que a doença de carbúnculo, já matou cinco pessoas no país, desde 2005, em mais de 50 infectados, devido ao consumo de carnes de animais mortos por parte de certas camadas da população.

 “Actualmente os porcos são abatidos em diversas localidades de uma forma descontrolada e sem a inspecção veterinária. No Matadouro de Bissau não existem divisões de abates de porcos e cabras mas sim exclusivamente de grandes ruminantes”, 
informou.


ANG/ÂC/FGS

Sem comentários:

Enviar um comentário