quinta-feira, 25 de julho de 2013

Simões Pereira reafirma “não” às intenções da Plataforma de União e Coesão do PAIGC

 Bissau, 25 jul 13 (ANG) -O candidato à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira (DSP) discorda com as intenções da plataforma criada recentemente no seio do partido e que pretende levar o veterano Carlos correia a concorrer sozinho ao lugar de presidente do PAIGC, no próximo congresso.

A plataforma que já conseguiu a desistência de cinco candidatos a favor de Carlos Correia visa, entre outras, a revisão dos estatutos do partido para que o presidente eleito deixasse de ser o candidato “automático” ao cargo de Primeiro-ministro em caso de vitória eleitoral nas legislativas.

Falando perante apoiantes de sua candidatura vindos das diferentes regiões da Guiné, Domingos Simões Pereira disse que a sua intenção não é entrar em atritos com os veteranos mas sim fazer-lhes acreditar que a sua candidatura será capaz de levar o país em frente.

 Simões Pereira afirmou que o verdadeiro desafio da sua candidatura passa necessariamente pela criação de condições para salvaguardar o futuro da geração vindoura, não pelos desafios com os veteranos do partido.

Simões Pereira, ex-Secretário Executivo da CPLP acrescentou que para que os velhos sejam dignificados é necessário dar oportunidade aos mais novos, detentores de ideias claras de levar o país rumo ao desenvolvimento.

“Uma sociedade progride quando os pais têm a ambição dos seus filhos lhes ultrapassarem um dia sem bloqueios” frisou.

Por sua vez, o representante do gabinete estratégico do candidato DSP, Fará Mendes considerou que já é altura de dar um destino melhor ao país.

Mendes pediu aos apoiantes da candidatura de Simões Pereira para se reflectirem muito sobre esse assunto.

Por seu turno, o responsável do núcleo de apoio à DSP do sector Antónimo de Bissau, Mário Mussante, sublinho que, na política é preciso ter valores de referência capaz de estabelecer uma nova era da democracia, prevendo mecanismos capazes de levar a resolução dos problemas do país.

“O exercício da governação não é para qualquer um mas sim para personalidades com ideias claras como Domingos Simões Pereira”, rematou Mussante.

Pelos menos duas candidaturas à liderança do PAIGC já se posicionaram contra a iniciativa da Plataforma para união e coesão interna do PAIGC, criada por um grupo de dirigentes e que visa apresentar Carlos Correia como único candidato à liderança do partido cujo congresso está previsto para o próximo mês de Agosto.


Braima Camará, presidente da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços já havia manifestado o seu repúdio às intenções da referida plataforma. ANG/  BI

Sem comentários:

Enviar um comentário