segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cooperação


Timor-Leste prepara lançamento da Agência de Cooperação na Guiné-Bissau

Bissau, 22 Jul 13 (ANG) - O Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Democrática do Timor que chegou ao país no domingo anunciou que a sua visita enquadra-se no âmbito do lançamento da representação técnica da Agência de Cooperação de Timor Leste na Guiné-Bissau.

Constâncio Pinto fez esta declaração hoje à imprensa à saída de um  encontro com o ministro guineense dos Negócios Estrangeiros, Fernando Delfim da Silva.

“Trata-se de uma visita de carácter humanitário,que me  permite expressar em nome do povo timorense, o reconhecimento da solidariedade do povo da Guiné-Bissau que sempre esteve ao lado dos timorenses nos momentos difíceis da sua luta para a libertação nacional e espero que este gesto seja traduzido em acções concretas”, precisou Constâncio Pinto.

Constâncio Pinto acrescentou que Timor-leste pretende lançar esta Agência de Cooperação num   espírito de solidariedade, de querer trabalhar em conjunto com as autoridades da Guiné-Bissau sobre as prioridades identificadas.

O governante timorense adiantou que a Agência de Cooperação Timorense conta  intervir  nas áreas  de Educação, Saúde e Agricultura  com um envelope de pouco mais de  dois milhões de dólares americano.

Para além de assuntos relacionados ao lançamento da Agência, o diplomata timorense disse ter ainda abordado com o Primeiro-ministro,Rui Barros assuntos relacionados as próximas eleições gerais marcadas para 24 de Novembro, as quais  “os timorenses desejam que sejam realizadas num clima de paz”. 

ANG/AI
 


    

Sem comentários:

Enviar um comentário