quarta-feira, 24 de julho de 2013

Governo e Unicef lançam Projecto de Parceria Global para Educação

Bissau, 24 Jul. 13 (ANG) -O Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério da Educação Nacional, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) procederão ao lançamento oficial do Projecto de Parceria Global para a Educação (PGE) no próximo dia 25 do corrente, em Bissau.

Segundo uma nota de imprensa enviada a ANG, o PGE é orçado em cerca de 12 milhões de dólares, será gerido pelo UNICEF e implementado em 2 fases distintas que culminam em Abril 2016.
Conforme a nota, na Guiné-Bissau o Projecto de Parceria Global para Educação terá como beneficiários os alunos das escolas primárias, os professores do ensino primário e secundário, e o pessoal de gestão e administração do Ministério da Educação.

“O PGE contribuirá para aumentar a disponibilidade de infra-estruturas escolares adequadas com a construção e o apetrechamento de cerca de 201 salas de aula, aumentando o acesso ao ensino primário básico, especialmente nas áreas rurais, bem como o número de escolas que oferecerá ao ciclo integral de ensino primário (da 1ª à 6ª classe) ”, refere a nota.

De acordo com a nota, o projecto irá igualmente aumentar a disponibilidade de recursos de aprendizagem, melhorando a qualidade do ensino nos três ciclos de instrução primária, através da distribuição de livros acerca de 300.000 alunos, bem como apoiar a conclusão da revisão do currículo e a harmonização da formação de professores antes e durante o serviço.

O PGE, anda de acordo com a nota, vai apoiar o fortalecimento da capacidade de gestão, visando assegurar o funcionamento eficiente e sustentável do Sistema Nacional de Educação.

“Os membros da parceria mobilizam e coordenam os recursos para apoiar a realização dos objectivos dos planos de educação, a fim de matricular mais crianças na escola para uma melhor educação”, diz o comunicado.

Fundado em 2002 como iniciativa de Educação para Todos, o PGE integra cerca de 60 países em desenvolvimento, governos, doadores, organizações internacionais, sector privado, professores, grupos da sociedade civil/ONG,s, e tem por objectivo apoiar aos países parceiros em desenvolvimento a implementar os planos de educação.

ANG-MSC



Sem comentários:

Enviar um comentário