segunda-feira, 29 de julho de 2013

Homenagem



O massacre de Pindjiguti terá comemoração simbólica este ano

Bissau, 29 jul 13 (ANG) - O dia do massacre de marinheiros de Pindjiguiti, 3 de Agosto,  não terá este  ano as comemorações que costuma ter, devido a falta de meios financeiros, disse hoje a ANG, o Secretário-geral da UNTG, Estêvão Gomes Có.  

Gomes Có disse que, para que a data não passasse despercebida, aquela organização vai fazer uma cerimónia simbólica de deposição de coroa de flores no porto de Pindjiquiti, para render homenagem aos que tombaram há 54 anos.

Perguntado se fizeram algum pedido de financiamento ao governo ou a  outras entidades, Có respondeu que não vale a pena tentar porque “o país está sem meios financeiros”.

O 3 de Agosto assinala o dia em que os marinheiros do cais de Pindjiguti foram massacrados pela polícia colonial portuguesa por estarem a reivindicar aumentos salariais com a paralisação das suas actividades laborais.


Há o registo de mais de 50 mortos nesse dia em 1959, e que serviu de razão para a mudança de estratégia de luta contra a dominação colonial, por parte do PAIGC. 

ANG/AALS/JD  

Sem comentários:

Enviar um comentário