sexta-feira, 5 de julho de 2013

Infra-estruturas rodoviárias

Lançada 1ª pedra para reabilitação e construção de vias de Bissau

Bissau, 05 Jul. 13 (ANG) – O Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo presidiu quinta-feira, dia 4 do corrente mês, a cerimónia do lançamento da primeira pedra para a reabilitação e construção de 25 vias urbanas da capital Bissau numa distância de 43 quilómetros.

Na ocasião, Serifo Nhamadjo afirmou que o Projecto irá permitir a ligação entre os principais centros económicos, administrativas e sociais da capital Bissau.

O Presidente da República de Transição, disse que, ainda vai contribuir para estancar o ritmo de degradação das ruas de Bissau e reduzir os índices do congestionamento caótico no tráfego rodoviário com impacto na minimização dos custos dos transportes públicos e talvez tirar Bissau daquela grande aldeia que é e transformá-la numa bela cidade.

“Tenho a certeza de que, a reabilitação de vias urbanas de que vamos beneficiar, trará melhorias substanciais nas condições de vida dos citadinos de Bissau. Os aspectos técnicos deste relevante empreendimento estão bem patentes nas normas explicativas do Projecto”, sublinhou.

Por sua vez, o ministro das Infra-estruturas, Rui Gomes Araújo, disse que o lançamento da primeira pedra para a construção de vias urbanas de Bissau, cuja fase inicial compreende o troço que liga o cruzamento do Guimetal à Pabijar e Alfândegas de Bissau, representa uma dupla vantagem.

“Vai contribuir para a redução da circulação de veículos pesados no interior da cidade-capital e facilitar as trocas comerciais entre os nossos agentes económicos e os dos países vizinhos, nomeadamente do Senegal e da Guiné-Conacry, contribuindo para o incremento da produção da riqueza nacional”, disse Rui Araújo.

Aquele governante frisou que as referidas vias de acesso, integram infra-estruturas sociais e económicas consideradas um dos pressupostos materiais de competitividade nacional e de integração económica regional.
O Vice-Presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), Bassary Turé, disse que a Guiné-Bissau pode beneficiar de um empréstimo desta organização num montante de 800 biliões de francos CFA, caso for criado um ambiente de negócio favorável no sector privado.

“ «O nosso documento quadro renovado, contempla o financiamento de actividades por um período de cinco anos e o último desbloqueamento dos fundos foram feitos em 2012 à oito países membros da União Económica Oeste Africano (UEMOA) e serão disponibilizados uma verba global de 2.138 biliões de francos CFA”, informou o Vice-Presidente do BOAD.

As obras de construção de vias urbanas de Bissau foram orçadas em 41 biliões de francos CFA.

ANG/ÂC






Sem comentários:

Enviar um comentário