segunda-feira, 22 de julho de 2013

Política


Comissão Técnica da ANP define modelo de recenseamento eleitoral

Bissau, 23 Jul 13 (ANG) – O Presidente da Republica de Transição, Manuel Serifo Nhamajo, mandatou hoje a comissão criada na ANP para continuar os trabalhos de revisão da lei eleitoral e definir o sistema do recenseamento eleitoral a ser adoptado com vista a realização das próximas eleições gerais.

A informação foi revelada à imprensa pelo Secretário-geral do Partido da Renovação Social, Florentino Mendes Pereira.

Nhamajo deu estas instruções no fim de uma audiência com partidos políticos e representantes da sociedade civil que teve como pano de fundo, o modelo de recenseamento eleitoral a ser aplicado para eleições de Novembro.

A referida comissão deverá apresentar os resultados dos seus trabalhos na próxima semana.
O Partido da Renovação Social, segundo Mendes Pereira defende o modelo de recenseamento manual melhorado tendo em conta o factor tempo e falta de meios financeiros.

 Mendes Pereira fez questão de salientar que o PRS nunca irá opor-se a qualquer tipo de modalidade de recenseamento escolhido uma vez que não ponha em causa a data do 24 de Novembro estabelecida para as eleições,

Por seu turno, o representando do Fórum dos Partidos Políticos Signatários do Pacto de Transição, Afonso Té disse que o fórum não vai, por enquanto pronunciar nada até serem apresentados os dados comparativos dos dois modelos de recenseamento eleitoral por parte da Comissão Técnica criada para o efeito.

O presidente do Movimento da Sociedade Civil, Jorge Gomes defende igualmente o sistema de recenseamento eleitoral manual alegando que” já não há tempo suficiente para se fazer o biométrico que pode durar, no mínimo, seis meses”.

ANG/BI/ FGS


Sem comentários:

Enviar um comentário