segunda-feira, 22 de julho de 2013

Economia

  1. Ministro das Finanças recomenda maior dinamismo nos sectores de agro-indústria, pescas e turismo


Bissau, 19 Jul 13 (ANG) - O Ministro das Finanças, Gino Mendes recomendou hoje    aos operadores económicos nacionais maior esforço no sentido de dinamizar os sectores agro-industrial, pescas e turismo, para  diversificar e aumentar a exportação de bens e serviços.

Gino Mendes fez esta recomendação nas jornadas de difusão da Balança de Pagamentos da Guiné-Bissau relativo ao ano 2011 em que participaram representantes das empresas e instituições que operam no sector da economia nacional.

O ministro das Fianças considera a balança de pagamentos “um instrumento particularmente importante para os poderes públicos, as autoridades monetárias, os organismos internacionais, os analistas e os operadores económicos, na medida em que o saldo global apurado traduz a posição excedentária ou deficitária face ao exterior, indicando assim a capacidade da Guiné-Bissau em gerir divisas”.

De acordo com Gino Mendes, em 2011, o país beneficiou dos efeitos combinados do aumento da produção e dos preços de exportação da castanha de caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau onde a taxa de crescimento atingiu 5,3 por cento contra 3,5 por cento registado em 2010.

“ Estas performances estão relacionadas com o forte aumento dos preços de exportação da castanha de caju, bem como as medidas tomadas no sector das finanças públicas e o dinamismo do sector das obras públicas”, revelou.

Apesar destas performances económicas registadas em 2011, o Ministro das Finanças disse que a nossa economia continua vulnerável face à volatilidade dos preços de matérias-primas, nomeadamente os da castanha de caju, e que as dificuldades registadas em 2012 ilustram perfeitamente esta situação. 


ANG/AMS



Sem comentários:

Enviar um comentário