segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cólera


 Óbitos por cólera sobem para duas dezenas no Sul do país

Bissau, 22 Jul. 13 (ANG) - A cólera já matou pelo menos vinte pessoas nas povoações de Catungo e Mato-forroba, do sector de Komo, na religião de Tombali, disse hoje o Director Geral de Prevenção e Promoção da Saúde Pública (DGPPSP).

Em declarações à imprensa, Nicolau Almeida afirmou que todo o país está em alerta para eventuais casos noutras regiões, havendo um comité que foi criado recentemente para o combate a doença e que conta com parcerias da OMS, UNICEF Câmara Municipal, e sob a coordenação do Ministério da Saúde.

Nicolau Almeida disse que entre Março passado e 18 de Julho corrente foram registados 218 casos de cólera nessas localidades, para onde o Ministério da saúde já enviou uma equipa de reforço constituída de um epidemiologista, dois médicos, dois enfermeiros e um comunicador.

Nicolau Almeida referiu que a OMS já disponibilizou fundos para apoiar o Ministério de Saúde e apela a população da Região e do país em geral para observarem as regras de higiene das habitações, pessoal e dos alimentos recomendadas pelas autoridades sanitárias.


ANG/JD       

Sem comentários:

Enviar um comentário