quarta-feira, 10 de julho de 2013

ANG/Saúde/Empada

Paludismo, Diarreia e Bronquite são doenças mais frequentes em Empada

Bissau, 10 Jul. 13 (ANG) – O Paludismo, a Diarreia e Bronquite, são as doenças mais frequentes do Sector de Empada, no Sul, revelou a ANG o Director-adjunto do Hospital de Empada.

De acordo com este responsável, na origem dessa situação está a forma de vida da população local, que não possui o hábito de dormir debaixo da tenda, embora regularmente são-lhes distribuídos mosquiteiros impregnados.

Domingos Djata informou que no quadro de estratégia avançada adoptada pela sua instituição, agentes sanitários locais organizam campanhas onde passam informações relacionadas com a necessidade de dormir debaixo de tendas e beber água fervida como forma de evitar doenças diarreicas.

Questionado sobre a eventual aparição de casos de cólera no sector, o Director-adjunto respondeu negativamente referindo-se apenas a casos de diarreias normais que prontamente são tratados e que as vitimas, geralmente, acabam por regressar as suas comunidades.

Quanto as dificuldades com que se deparam, Domingos Djata apontou a necessidade de um bloco cirúrgico no hospital de Empada, porque muitas vezes são obrigados a encaminhar os casos que requerem intervenções cirúrgicas para Catió, Mansoa e, em último caso, para Bissau.

Igualmente informou que o hospital necessita de mais enfermeiros, porque os que lá trabalham já estão na idade de reforma, pelo que devem ser substituídos.

A falta de luz e água nas enfermarias e a falta de meios de transporte, completam o quadro dos problemas que o hospital de Empada enfrenta neste momento.

“O hospital possui uma ambulância, mas, devido as más condições das estradas, não consegue funcionar nesta época chuvosa”.

 ANG/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário