sexta-feira, 5 de julho de 2013

ANG

Mais 32 tabancas de Empada declararam fim a defecação ao ar livre

Bissau, 05 Jul. 13 (ANG) – Cerca de 5 mil habitantes de 32 tabancas do sector de Empada, na região de Quinará, Sul da Guiné-Bissau declararam, quinta-feira, o fim da defecação ao ar livre (ODF), numa cerimónia realizada na localidade de Gã-Tchuma e que juntou representantes de várias instituições estatais e ONG, s que operam naquela localidade e seus parceiros financiadores.

Das 42 tabancas naquele sector, certificadas pelos activistas da Associação para o Desenvolvimento do Povo para Povo (ADPP), organização que esta a implementar o projecto Saneamento Total Liderado pela Comunidade (CLTS), constatou-se que 10 não satisfazem os requisitos exigidos para serem declaradas comunidades ODF.

A construção em cada habitação de uma latrina e colocação nela de placa, tampa e recipientes contendo água e sabão ou cinzas são alguns dos requisitos exigidos para que uma localidade possa ganhar o estatuto de ODF.

As novas tabancas ODF juntam-se aos 39 que no ano transacto haviam também conquistado este estatuto, perfazendo um total já de 71 comunidades livres de defecação nas matas, das 82 que compõe o sector de Empada. O caricato de tudo, segundo os animadores da ADPP, é que a própria sede do sector – Empada – ainda não esta livre do fenómeno até agora.

Paralelamente a estes trabalhos junto às comunidades, a ADPP leva a cabo também acções de sensibilização junto a, pelo menos, 23 estabelecimentos de ensino daquele sector no domínio de saneamento, informou a responsável da ADPP naquela zona Aissatu Só.

Segundo aquela responsável foram construídas 17 novos furos de água e 13 outros reabilitados para as comunidades locais, alem da construção de mais de 200 placas já colocadas em latrinas.

Em nome da população falou o chefe da tabanca de Gã-TchumaFodé Injai que agradeceu aos mentores e promotores desta iniciativa que, segundo disse, diminui os riscos de picadas de serpentes de que as populações são sujeitas ao defecarem nas matas.

Trata-se do segundo ano da implementação do projecto CLTS no sector de Empada, apoiado pelo UNICEF e União Europeia.

ANG/JAM










Sem comentários:

Enviar um comentário