quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pescas


Fiscalização do mar suspensa por três dias

Bissau, 25 Jul 13 (ANG) - O Sindicato Nacional dos Fiscalizadores Marítimos (SINAFIMAR) iniciou hoje uma greve geral de três dias, com a paralisação de todas as actividades de fiscalização na extensão marítima nacional.

Em declarações à ANG, o porta-voz do SINAFIMAR, Mamadu Infamará Mané disse que até agora não receberam nenhum sinal por parte do governo, e que o sindicato contínua firme na sua posição de manter a greve até quando o patronato resolver o problema.  

Mamadu Mané disse ainda que a greve é legal porque seguiram todos os passos que a lei exige, e informou que caso o governo não reagir satisfatoriamente até terminarem os três dias de greve, podem vir a decretar uma segunda onda de paralisação que será de sete dias, mostrando que o sindicato está disposto a negociar caso for chamado pelo patronato.

 O porta-voz dos fiscalizadores do mar lamentou que os prejuízos que resultarão dessa greve tocam a todos os guineenses.

“Neste preciso momento as nossas águas estão sujeitos ao vandalismo sem nenhum controlo porque  os inspectores e os observadores marítimos que deviam estar no mar estão todos em greve, por culpa do governo”, disse.

Falando da prestação de serviço mínimo exigido pela lei da greve, Mamadu Infamará Mané informou que o único serviço a funcionar como serviço mínimo é a área da comunicação por causas das prevenções em casos de acidentes.

O SINAFIMAR apresenta entre outras reivindicações o pagamento de salários atrasados referentes aos meses de Abril e Junho de 2013, o pagamento de subsídios de desembarque (Fundo dos Recursos Haliêuticos) referente aos meses de Maio e Junho do corrente ano e o pagamento de subsídios de apreensão de navios, no mínimo de três navios de pesca apreendidos durante o primeiro semestre do ano.

ANG-MSC



















     

Sem comentários:

Enviar um comentário