terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Covid-19/"Impacto da pandemia  sentir-se-á durante décadas", diz OMS

Bissau, 08 Fev 22 (ANG) - O director geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou esta segunda-feira que o impacto da pandemia de Covid-19 será visível durante décadas.


“O impacto da pandemia de Covid-19 sentir-se-á durante décadas, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Quanto mais se prolongar a pandemia, piores serão esses impactos”, considerou, em conferência de imprensa após uma reunião com os países da Commonwealth.

As consequências “devastadoras” da pandemia “vão muito além da própria doença”. “(A pandemia) agravou as desigualdades económicas, sociais e sanitárias em todo o mundo”, acrescentou.

O responsável frisou ainda ser “fundamental” que os países “colaborem ainda mais para ajudar os países a vacinar 70% da sua população até meados deste ano, a fortalecer os sistemas de saúde e a trabalhar numa recuperação económica inclusiva”.

Para os países da Commonwealth, onde apenas 42% da população conta com o esquema vacinal primário completo, ficaram estabelecidas sete prioridades: “Promover a saúde para todos, fortalecer a segurança sanitária mundial, promover ambientes saudáveis, melhorar a saúde dos grupos vulneráveis, reformar a aprendizagem permanente, construir uma associação de dados e criar espaço para a inovação”.ANG/Angop 

Sem comentários:

Enviar um comentário