sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Consumo


 ACOBES pede ao Estado que dê mais atenção à qualidade dos produtos no mercado

Bissau, 02 Ago 19 (ANG) - O Secretário-geral de Associação Nacional de Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES) disse quinta-feira que o Estado da Guiné-Bissau deve dar mais atenção às condições em que os produtos são vendidos no mercado, de modo a evitar vários tipos de doenças no país.

Bambu Sanhá falava após uma visita efetuada aos  mercados de Bissau , durante a qual constatou “in loco” as suas  condições de higiene .

“O Estado da Guiné-Bissau deve criar os meios necessários para a fiscalização e apreensão dos produtos alimentícios  fora de prazo de validade, assim como os que estão em mau estado de conservação, porque a vida das populações depende dos produtos que consomem”, disse aquele responsável.

Sanhá garantiu que a organização que dirige vai continuar com os seus trabalhos de inspecção e de fiscalização na base das suas possibilidades e que apesar de carecerem de meios, a vontade não lhes faltam para fazer os seus trabalhos.

“Durante a visita, constatamos que existem produtos de origem duvidosas, existem igualmente  produtos fora de prazo, mas  os próprios comerciantes  inventam outro prazo para não deixar de os vender. Também verificamos a falta de condições de higiene”, explicou.

O Secretário-geral de ACOBES considerou de grave a colocação de produtos no chão para os vender, uma vez que, por se estar na época chuvosa, essa situação pode originar muitos casos de infecção e de contaminação provocando, consequentemente, doenças em seres humanos.

Bambu Sanhá apela ao Estado no sentido de cumprir  a sua obrigação de criar condições para as populações possam ter alimentação de qualidade.
ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário