sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Presidenciais/2019


ANP condena tentativas de alteração da Ordem Constitucional que visa adiamento das eleições

Bissau, 08 Nov 19 (ANG) - A Assembleia Nacional Popular (ANP) condenou as tentativas do Presidente da República cessante de alterar a Ordem Constitucional com a finalidade de adiar as Eleições Presidenciais prevista para  24 de Novembro em curso.

A posição da ANP consta num comunicado à imprensa à que a ANG teve acesso no qual repudiou o procedimento do Presidente da República cessante de demitir o governo legítimo liderado por Aristides Gomes e de nomear Faustino Imbali para o cargo de um novo primeiro-ministro, uma vez que a data marcada para a realização das eleições já está quase.

“A margem de Constituição da República e demais leis, o procedimento de José Mário Vaz constitui anormalidade política com consequências imprescindíveis para as instituições da República da Guiné-Bissau e  igualmente uma perturbação à paz social”, refere o documento.

Na deliberação, a ANP reafirma o seu total apoio ao governo de Aristides Gomes e encoraja-o a prosseguir para a realização das Eleições Presidenciais no dia 24 do corrente mês.

No documento ANP felicitou as forças de Defesa e Segurança por terem mantido longe dos assuntos políticos e manifestou a sua satisfação face a posição da Comunidade Internacional de tudo fazer para concretizar as Eleições Presidenciais no país.

A ANP louvou ainda a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) por ter mantido a sua decisão de pôr fim à tentativa de coação ao governo constitucional e de a bloqueio da sua actividade.

Apelou os deputados no sentido de não perderem de vista as suas funções constitucionais de representantes do povo e de fiscalizadores da legitimidade.

 ANP ainda apelou a população em geral e aos guineenses, em particular, para se manterem  calmos e serenos,  no sentido de reforçar a confiança política nos seus legítimos representantes e nos governantes. 

ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário