terça-feira, 5 de novembro de 2019

Relações politico-diplomática


Embaixadores acreditados no país solidários com Governo de Aristides Gomes

Bissau,05 Nov 19(ANG) - Os embaixadores dos diferentes países acreditados no país afirmaram que não há nenhuma razão para derrubar o actual governo uma vez que falta só 20 dias para as eleições presidenciais.

A posição dos diplomatas foi manifestada  segunda-feira pelo embaixador dos Estados-Unidos de América, Tulinado Mussingi após um breve encontro com primeiro-ministro e alguns membros do governo.

“ Não vimos nenhuma razão para mudar o governo uma vez que faltam só 20 dias para as eleições, mas no entanto, daqui até lá, o governo de Aristides vai continuar a trabalhar para o caminho do processo democrático”, salientou.

O diplomata norte americano disse que foram manifestar o apoio dos seus respectivos governos para com o executivo de Aristides Gomes porque acharam que está a preparar as eleições e  vão continuar a trabalhar com este governo até as eleições presidenciais.

Por outro lado, aconselhou o presidente da República cessante e candidato as eleições presidenciais José Mário Vaz a não reunir o Conselho de Defesa porque segundo ele, o actual governo está a trabalhar.

“Qual é definição deste Conselho, qual é a utilidade de reunir o Conselho de Defesa e Segurança? Agora o governo está a trabalhar. Portanto, não há nenhuma razão para começar a confundir o povo”, disse o diplomata americano.

O Presisdente da República cessante convocou segunda-feira uma reunião de emergência do Conselho de Defesa e Segurança e que decorreu a porta fechada e no final não se pronunciou nada à imprensa.

Entretanto, o primeiro-ministro Aristides Gomes sublinhou que as presidenciais devem ter lugar porque é fundamental virar a página para a estabilidade política.

“Estamos simplesmente a interpretar a vontade das populações que foram convocadas para as eleições de 24 de Novembro. Pensamos que as eleições devem ter lugar na data marcada porque é fundamental fazer a viragem da página para que possamos voltar a estabilidade política tão necessária, e trabalharmos para o desenvolvimento do país”, sublinhou.

A missão da CEDEAO reforçou no domingo que a organização apoia o Governo de Aristides Gomes e voltou a ameaçar impor sanções a quem criar obstáculos à realização das presidenciais em 24 de Novembro.

Na segunda-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas ameaçou com novas sanções a todos aqueles que "minem a estabilidade" da Guiné-Bissau.
ANG/Rádio Sol Mansi

Sem comentários:

Enviar um comentário