sexta-feira, 21 de outubro de 2022

  
      Eleições /
Analista político diz não esperar nada das próximas eleições

Bissau, 21 Out 22 (ANG) – O analista político, Armando Lona criticou hoje que a classe política guineense está em crise, e o  país está numa situação culminante de degradação, pelo que , diz , não espera nada das próximas eleições.

Lona falava quinta-feira em entrevista à ANG acrescenta que as próximas eleições  não vão resolver   os problemas de fundo de um Estado que perdeu a sua alma, há muito tempo, e assaltado por pessoas mal  preparadas.

Responsabiliza  os partidos políticos pela atual situação da Guiné-Bissau, e diz  que verifica-se  uma cumplicidade grosseira de partidos políticos que recorrerem ao “silêncio  cúmplice” durante todo esse tempo.

“Os partidos políticos são chamados hoje para irem discutir sobre o eventual adiamento das eleições, que é um adiamento inconstitucional quando não foram consultados antes no momento da dissolução do parlamento”, sublinhou.

Sustentou que tudo o que está e pode vir a passar no país, para além de ser da responsabilidade de quem produziu o decreto que dissolve o parlamento, também é da responsabilidade dos partidos políticos.

Ao responder a questão sobre qual é a saída para a situação vigente, Lona disse que a saída é o respeito à Lei que os próprios atores políticos não fazem há muito tempo, e defende a ideia de que o Povo guineense é que tem que levantar-se para pôr a ordem, a fim de inverter esta situação.

“Se falámos das eleições, os políticos sempre fazem o que  bem querem. Já realizámos muitas eleições e no momento de governar, os governantes passam tempos  a brincar e deixam o Povo à sua própria sorte” frisou Lona.

De acordo com o analista, toda a força patriótica da Guiné-Bissau deve se  convergir para criar uma agenda para salvar o país.

“Movimentos, forças sociais cívicas, movimentos sociais de mulheres e jovens e todos os filhos da Guiné-Bissau têm que ter uma agenda de salvação deste país”, salientou. ANG/DMG/ÂC//SG

 

1 comentário:

  1. mano , ami nta concorda cu bo , pois ,sem completa ciclo eleitoral ,i,e,,sem depus dentro de 2 anos organiza eleicoes autarquicas , sem implementa meritocracia na funcao publica (igualdade de oportunidade de emprego pa tudu mediante concurso publico transparente desde diretores gerais ate ultimo funcionario ) tudu na continua na mesma .

    ResponderEliminar